terça-feira, 25 de outubro de 2011

Portfólio 2


Hipertexto é mais um recurso que vem auxiliando-nos na prática de aprender, trata-se de uma maneira utilizada pelas mídias de forma a organizar um texto que se insere links de navegação em que remetem o leitor a outros documentos de texto, a outros sites ou abrem janelas de conceitos adicionais, ou seja, é uma dimensão maior do texto. No entanto, hipertextos tornam realidade à abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas, abolindo as fronteiras que separam as áreas do conhecimento.
Confira então o vídeo que nos esclarece melhor sobre o que vem a ser hipertexto:

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Currículo Escolar

No momento educacional em que vivemos, o currículo vem sendo o principal ponto de partida que norteia e sistematiza o fazer pedagógico, levando-nos a analisar constantemente o que a criança precisa para desenvolver  suas habilidades, respeitando seu rítimo, seu tempo, suas limitações e, para que isso seja garantido é de fundamental importância que se tenha um currículo flexível, desafiador e aberto aos novos desafios que venham a ser vivenciados.
Para ilustrar melhor minha fala, postei o vídeo "Escola, Currículo, Ideologia e Poder", que amplia nosso entendimento acerca dessa organização que perpassa a todas as áreas do conhecimento e que precisa ser discutido na escola pois trabalha com valores.


Alfabetização x construção-reconstrução

Caro visitante!
Este vídeo com a canção "O caderno", de Toquinho é maravilhoso... com ele podemos perceber o encantamento que há no processo de alfabetização da criança que passa por períodos e que é na verdade uma fase de construção do conhecimento e do próprio eu.
Daí a importância do educador procurar conhecer o histórico de cada criança, sua origem, seus gostos e preferências, sua necessidades educacionais, para poder planejar suas atividades pedagógicas e, assim, desenvolver uma proposta educativa significativa.
Assim como o caderno visto de maneira lúdica na canção, a criança precisa ser alimentada pela mundo da leitura,  das letras, da imaginação, do faz-de-contas ela precisa ser percebida.